O QUE É O LUTO? O MEU LUTO ESTÁ DENTRO DO ESPERADO?

Entre os verbetes do dicionário Michaelis, consta: “luto – sentimento de pesar ou tristeza pela morte de alguém; tristeza profunda causada por grande calamidade; dor, mágoa, aflição”. Se encontrou nessas definições? É possível, mas em geral a pessoa que passa por esse processo, sabe que os significados de dicionário não bastam para cobrir toda a gama de sentimentos e reações referentes à sua perda, e não dão conta da complexidade do que está vivenciando.

 

Recorrendo à visão especializada do Instituto 4 Estações, luto “é o processo de vivenciar e elaborar uma perda que acontece, sempre que nossa vida é afetada pelo término de uma relação, situação, projeto, sonho”.

 

No caso da perda de uma pessoa querida, é importante que o enlutado compreenda que o processo de luto é vivido como algo único, assim como foi única a relação rompida que o precedeu. Que entenda o que está sentindo e saiba procurar ajuda quando o seu processo (ou o de alguém, que esteja acompanhando) não caminhe na direção de uma reconstrução da identidade e da vida, sem a pessoa que partiu.

 

Em termos de tempo para o luto, não dá para precisar uma duração, já que cada enlutado tem o seu próprio ritmo. Mas trataremos desse tema adiante, em nosso blog.