O QUE É LUTO ANTECIPATÓRIO?

Para explicar de forma clara e simples, recorremos à entrevista da psicóloga Dra. Maria Helena Pereira Franco à Revista do Instituto Humanitás – Unisinos. Você lê o texto na íntegra em www.ihuonline.unisinos.br/artigo/6684-maria-helena-pereira-franco

 

“Luto antecipatório é aquele que tem início quando se tem o diagnóstico de uma doença que põe em risco a manutenção da vida, e que acompanha o processo de tratamento e agravamento da doença. Ele possibilita que a família busque resolver pendências, desenvolver habilidades para lidar com a doença, cuidar das relações com a pessoa que está próxima da morte e que esta perceba seu processo de agravamento da doença e da proximidade da morte. Durante a vivência de um luto antecipatório, faz muita diferença a qualidade da comunicação entre paciente, família e equipe de saúde.”

 

A Dra. Maria Helena Pereira Franco é psicóloga com doutorado e pós-doutorado pela Universidade de Londres, professora titular da PUC-São Paulo, onde fundou e coordena o Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LeLu), autora de diversos livros sobre o tema e presidente da Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto (ABMluto).