FALAR EM LUTO, POR QUÊ?

“A experiência de perder alguém que amamos é uma das mais dolorosas pela qual passamos. E, apesar de fazer parte do nosso ciclo de vida, a morte nos assusta, nos fragiliza e, com muita frequência, não encontramos espaço para expressar nossos sentimentos e pensamentos, tão intensos e confusos.”  A afirmação, do Instituto 4 Estações de Psicologia, traduz bem a intensidade do luto. Embora praticamente todas as pessoas passem por ele em algum momento da vida, ainda há muito o que se dizer sobre o tema, especialmente nesses tempos de pandemia.

 

Há 95 anos, a Funerária Athia atende famílias enlutadas. Essa trajetória nos confere uma grande bagagem e, é claro, uma enorme responsabilidade de prestarmos o melhor acolhimento e todo o apoio no momento tão delicado, que é o da perda de uma pessoa querida.

 

Nossa equipe especializada é formada por mais de 40 colaboradores que colocam, acima de tudo, o respeito aos que se foram e o bem-estar de suas famílias, proporcionando-lhes acolhimento, orientações e todas as providências cabíveis.

 

Essa atenção se estende, depois do velório e do sepultamento, por meio dos cuidados que disponibilizamos pelo Departamento de Serviço Social. E é como forma de ampliarmos esse trabalho tão importante, que estamos lançando um blog para tratar continuamente do luto.

 

Agradecemos as orientações do Instituto 4 Estações de Psicologia, de São Paulo, uma referência em luto no país e onde profissionais do nosso Serviço Social vêm realizando cursos de formação, já há mais de uma década. Essa proximidade é muito importante para nós, pois se reflete positivamente em cada um de nossos atendimentos, assim como no projeto deste blog, que agora iniciamos com a modesta pretensão de que seja mais um espaço de discussão desse tema tão relevante.

 

Lembramos que cada processo de luto é individual e, por isso, único; que a nossa iniciativa por certo não esgotará o tema, tampouco poderá substituir o apoio e aconselhamento profissional, por um médico ou psicólogo, quando necessário.

 

Você é nosso convidado nesta jornada!